Descrição

A Fisioterapia Oncológica é fundamental para proporcionar bem-estar, melhorar a mobilidade, reduzir a dor e rigidez e melhorar a qualidade de vida de pacientes que passaram ou estão em tratamento oncológico. O projeto de Fisioterapia Oncológica tem por objetivo aliviar os sintomas, sequelas e limitações acometidas pelo diagnóstico oncológico, sendo: melhorar as dificuldades físicas e problemas de força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. O trabalho deste profissional abrange técnicas e cuidados no pós-operatório, durante ou pós-tratamento de radioterapia e quimioterapia, visitas em períodos de internação ou, ainda, visita domiciliar após a alta médica, assim como o acompanhamento realizado na instituição.

A fisioterapia Oncológica minimiza os efeitos colaterais do tratamento em curto e longo prazo e previne uma variedade de condições de saúde e distúrbios de movimento decorrentes do câncer e promove ações de comportamentos saudáveis, como atividade física.

O fisioterapeuta oncológico desenvolve um trabalho preventivo para evitar as sequelas limitantes e incapacitantes recorrentes ao diagnóstico. Reabilita o paciente diante das limitações adquiridas diante do diagnóstico oncológico. Ademais, oferece um suporte e apoio para que o paciente possa se adaptar e ter independência diante das limitações e também realiza os cuidados paliativos ao qual tem objetivo de garantir o conforto e qualidade de vida em pacientes com o diagnóstico e em casos terminais de câncer.

A fisioterapia pode auxiliar em relação a dor, a rigidez nas articulações, fadiga, falta de ar, função muscular do assoalho pélvico, função sexual, incontinência, linfedema (inchaço nos braços e pernas por obstrução do sistema linfático), prevenção de quedas, recuperação da força e recuperação do equilíbrio.

O tratamento inicia desde o diagnóstico e durante o processo de quimioterapia, radioterapia, outros tratamentos e no termino do tratamento na readaptação do paciente e os procedimentos e técnicas utilizadas são: drenagem linfática para prevenção de edemas; eletroterapia para alívio da dor; exercícios físicos e alongamentos para recuperação da mobilidade e força muscular; terapia manual para mobilizar articulações, diminuição de dor, manipulação de tecidos moles; técnicas para analgesia (diminuição da dor resultante do tratamento do câncer), exercícios respiratórios para expansão da caixa torácica, higiene do pulmão e alongamento da musculatura envolvida na respiração;

O serviço de fisioterapia é disponibilizado a todos os pacientes da RFCC mediante avaliação do profissional responsável ao qual direciona os pacientes conforme as necessidades.