Descrição

Os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia interferem na aceitação de determinados alimentos (com a possível ocorrência de náuseas e vômitos), além de poder causar perda de apetite e mudança no paladar. Para evitar a desnutrição – comum entre os pacientes oncológicos, presente em 40% a 80% dos casos, é necessário equilibrar a alimentação.

Além de manter o balanço nutricional do organismo, o que vai ao prato e ao copo pode amenizar os muitos efeitos adversos dos tratamentos, aliviando náuseas, vômitos, sensação de boca seca, obstipação intestinal, diarreia e até mesmo a fadiga.

Os nutricionistas são profissionais que podem fornecer as orientações para a adequação da alimentação durante o tratamento oncológico. Vale lembrar que a dieta pode ser modificada ao longo do tratamento de acordo com os eventos adversos apresentados pelos pacientes.

Da mesma forma, o profissional realiza oficinas de culinária saudável para trabalhar a experimentação, paladar, os alimentos e seus benefícios e da mesma forma orientar por trocas saudáveis e auxiliar os pacientes a pensarem sua alimentação de forma lúdica, criativa e saudável.

As oficinas são oferecidas para todos os pacientes cadastrados na instituição, porém consultas clínicas com agendamento é conforme avaliação e demanda. A avaliação, orientação e consultas são realizadas pelo profissional capacitado na área de atuação.