Pressoterapia e Osteopatia
Descrição
Pressoterapia.
Na Rede Feminina de Combate ao Câncer, realizamos o projeto de Pressoterapia para trabalhar com pacientes que fizeram a retirada parcial ou total da mama.
O objetivo de desenvolver esta técnica é a prevenção e promoção de saúde, ou seja, as avaliações demonstram que pacientes que realizam este tipo de tratamento logo no inicio após a cirurgia com alta medica, diminui as chances de desenvolver o linfedema, da mesma forma ele auxilia a tratar e aliviar os sintomas em mulheres que já possuem o linfedema e auxilia na questão de dores, da circulação sanguínea e linfática entre outros benefícios. O linfedema nem sempre surge logo após a cirurgia, pode aparecer meses ou anos depois.
O linfedema também pode ser causado por invasão tumoral dos gânglios linfáticos, aderências cicatriciais, infecções, obesidade e envelhecimento. A pressoterapia é um aparelho de drenagem linfática mecânica que tem uma luva inflável e através do enchimento e esvaziamento cíclico das câmaras de ar, realiza continuamente a drenagem linfática mecânica no paciente.
Esta técnica é realizada na rede feminina nas terças-feiras e sextas-feiras no período vespertino. Para acessar o serviço é mediante cadastramento na instituição e avaliação pelo profissional técnico responsável.
Osteopatia.
Este método é oferecido de acordo com a demanda e avaliação dos pacientes. A osteopatia é um método diagnóstico e terapêutico que utiliza o contato manual para alcançar a integridade estrutural e funcional do organismo com a relação entre corpo, mente e espírito, na saúde e na doença, auxiliando na tendência intrínseca do corpo de encontrar a própria cura. Esta prática é realizada por profissional da saúde com especialização superior em Osteopatia.